Você tem andado cansado mesmo depois de descansar ?
- Psicóloga Milena Morais
- 11 de abr.
- 1 min de leitura

Se você percebe que está sempre no limite, sem energia mental para atividade simples
do dia a dia e sente que nenhuma pausa parece suficiente nós podemos estar falando de um problema mental e não físico.
O esgotamento emocional é um problema emocional ocasionado por diversos fatores, dentre eles o excesso de demandas cognitivas, emocionais ou profissionais que ultrapassam a capacidade do corpo e da mente de lidarem com o estresse nos mais diversos contextos da vida daquele indivíduo.
É considerado um distúrbio emocional de sintomas visivelmente perceptíveis pela exaustão externa, estresse e esgotamento físico resultante em situações de sobrecarga e situações desgastantes. É como se a mente “entrasse em curto-circuito” após um longo período sobrecarga, tensão sem o descanso adequado.
Como ele age?

O esgotamento não acontece de um dia para outro. Esse distúrbio se desenvolve aos poucos, geralmente após longos períodos de estresse contínuo, pressão constante, excesso de responsabilidade e poucas pausas para descanso ou lazer.
Sintomas comuns:
cansaço extremo,mesmo após dormir
falta de concentração
falta de memória
irritabilidade
alterações humor
sensação de fracasso
sensação de impotência
dores de cabeça
insônia
distúrbios do sono
falta de motivação
desânimo constante
É importante lembrar que descanso nem sempre é só estar deitado ou assistindo a uma série ou filme, assim,é primordial que você encontre o tipo de descanso necessário e adequado para o contexto que está vivenciando. Em terapia juntos vamos entender quais os descansos que você pode utilizar para melhorar sua qualidade de vida.